Skip to content

Indústria Sucroalcooleira

Usina Santa Adélia

Terno de moenda

SETOR

1.268.593,92 kWh

ECONOMIZADO POR ANO APÓS A MANUTENÇÃO

R$454.118,40

ECONOMIZADO POR ANO APÓS A MANUTENÇÃO

Visão geral

Avaliamos a condição dinâmica do sistema elétrico investigando as potenciais causas dos problemas observados em transformadores MT/BT e inversores de frequência da WEG.

Nossa solução

Foram conduzidas inspeções detectivas no sistema elétrico em operação, que inclui 5 ternos de moenda de cana-de-açúcar. Analisamos as medições feitas na barra de 690 Vac. Após uma inspeção técnica detalhada realizada pela Engenharia Analítica da empresa ELO e JVP, identificamos alguns pontos de instabilidade. Com base nessas informações e medições foi desenvolvido um plano de ação com recomendações para mitigar os problemas identificados.

Segue abaixo algumas medições que foram realizadas durante o funcionamento da aplicação.

Instalação

Após a realização de uma inspeção técnica detalhada no sistema elétrico dos 5 ternos da moenda e a análise dos dados coletados em campo, identificamos pontos de não conformidade e instabilidade que poderiam ter comprometido a confiabilidade do sistema. Segue abaixo o transformador em operação na aplicação similar aos que apresentaram problemas.

Segue abaixo os motores que estão em operação na aplicação analisada.

Os resultados

Devido ao fato das proteções dos transformadores dos 5 ternos não serem individualizadas, a proteção não foi capaz de detectar eventos de baixa isolação entre fases e terra no secundário de um transformador. Isso resultou na circulação de corrente de fuga no neutro do secundário, que estava solidamente conectado ao aterramento principal nos momentos de falhas e danos aos transformadores. Abaixo segue o setup para o cruzamento dos dados coletados com os dados de placa do motor para análise detectiva.

Resultados referente ao rendimento do motor operando em plena carga.

Recomendações Técnicas

  • Sugerimos a reavaliação dos cálculos e proteção dos 05 (cinco) transformadores MT/BT de 2500KVA de forma individualizada nos primários dos transformadores para que sejam protegidos em casos de baixa isolação monofásica que possam ocorrer no secundário do transformador (Delta-Estrela) antes dos disjuntores de baixa tensão.
  • Sugerimos que os neutros dos fechamento secundário-estrela de cada um dos transformadores sejam desconectados da malha de aterramento para evitar recirculação e riscos de incêndio em caso de baixa isolação nos transformadores principais que alimenta os inversores de frequência em operação nos ternos de moenda.
  • A instalação de um sistema de monitoramento de fuga de corrente para a malha de aterramento em cada um dos transformadores de 2500KVA operante nos ternos de moenda.
  • Sugerimos que o painel elétrico onde estão instalados os inversores de frequência CFW11 sejam conectados ao aterramento de forma direta e sólida. Verificar no manual de instalação do fabricante a forma recomendada.
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?